Horário de atendimento: Seg a Sex - 07:00 às 22:00

Procedimentos

Informações sobre os mais diversos procedimentos em saúde oferecidos

Rejuvenescimento Facial

Rejuvenescimento Facial

O que é?

A identidade de uma pessoa é primariamente determinada pela face, por sua estrutura, aparência e expressões. As mudanças relacionadas a idade podem alterar a aparência da face, e fazer com que a pessoa sinta-se com uma alteração de identidade.Mudanças ocorrem na porção superior, média e inferior da face, embora as alterações na porção média podem ocorrer mais precocemente. Essas alterações incluem perda de volume, flacidez de pele, desenvolvimento de sulcos profundos, áreas de sombra abaixo das pálpebras. Existem uma série de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que visam restabelecer a identidade anterior, rejuvenescer e trazer bem estar.Citaremos os mais comuns.

Procedimentos e Tratamentos


Lifting de face ou ritidoplastia: procedimento cirúrgico indicado para diminuir os sinais do envelhecimento facial, removendo excesso de pele e reposicionando a musculatura ao redor da parte média da face e pescoço, resultando em uma expressão mais rejuvenescida. Geralmente é associada a outros procedimentos do rejuvenescimento facial, como preenchimentos e toxina botulínica. As cicatrizes localizam-se no couro cabeludo, e porções anterior e posterior da orelha. A anestesia geralmente é loca e sedação, ou até mesmo geral.

Cirurgia endoscópica de face: indicada nos casos de queda das sobrancelhas, pois restabelece a posição destas. Ameniza as rugas da expressão frontal ( testa ) e glabelares. Utilizam-se pequenas incisões dentro do couro cabeludo, pois o procedimento é todo realizado com microcâmeras, não necessitando de incisões grandes, poupando a face de cicatrizes visíveis. O procedimento é realizado com anestesia local e sedação.

Cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia: indicada para remover excesso de pele e gordura nas pálpebras superior e inferior, que dão o aspecto de olhar cansado ou triste. Pode adicionar o sulco na pálpebra superior de pacientes orientais (cirurgia de ocidentalização). A cicatriz fica localizada nos sulcos, sendo pouco perceptível. Realiza-se esta cirurgia com anestesia local e sedação.

Toxina botulínica (Botox®): substância utilizada para diminuir as rugas de expressão na região frontal ( testa ), ao redor dos olhos (pés de galinha) e pescoço. Não é definitivo, com durabilidade entre 4 a 6 meses.É realizado no consultório

Preenchimentos com ácido hialurônico (restylane®, puragen®): utilizado para preencher sulcos e depressões na face, para dar mais volume e definição nos lábios. A sua durabilidade é aproximadamente 12 meses,.É realizado no consultório.

Ácido poli-l-láctico (sculptra®): substância utilizada com intuito de promover a neocolagênese, ou seja, aumentar a quantidade de colágeno na derme, corrigindo graus leves de flacidez, principalmente o contorno da mandíbula e pescoço, região malar ( bochechas), amenizar sulcos. São realizadas 2 a 3 sessões, com intervalo de 30 a 40 dias entre elas, e tem a durabilidade de 2 anos.

Peelings químicos: substâncias utilizadas para melhorar a textura da pele, indicado para pacientes com manchas, rugas superficiais, e melasma. Encontram-se várias substâncias disponíveis, com diferentes concentrações, e sempre são associados a protetores solares e hidratantes.

Pré-operatório:

1) Exames complementares a serem especificados.

2) Fotografia da região é importante para avaliação, programação cirúrgica e documentação.

3) Compareça no hospital no dia e horário combinados, de preferência acompanhado(a).

4) Não pinte as unhas.
5) Qualquer intercorrência como doenças (gripe, febre, infecção) ou outros motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, avise o cirurgião com antecedência.

Cuidados:

1) Jejum de no mínimo 6 horas antes do início da cirurgia.

2) Medicação para hipertensão e outras doenças deve ser informada à cirurgiã para posterior orientação.

3) Não tome medicação que contenha ácido acetil salicílico (ex.: AAS, Rhonal, Buferin, Aspirina), uma semana antes e uma semana após a cirurgia porque aumenta o sangramento.

4) Medicação para emagrecimento deve ser suspensa 15 dias antes da cirurgia.

5) Não fume 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia. Que tal aproveitar para parar de fumar ?

Pós-operatório:

1) Dor: Os procedimentos cirúrgicos geralmente não causam muita dor, que pode ser amenizada com analgésicos comuns.

2) Tempo de Internamento: Ambulatorial ou internamento 24 horas.

3) Primeiros Curativos: Ao sair do centro cirúrgico, virá com um curativo em forma de capacete. Após a retirada, o cabelo é lavado normalmente (levar shampoo e condicionador para a clínica) e pode ser secado com secador manual discretamente aquecido e penteado delicadamente. Os olhos não ficam ocluídos, recomendando-se compressas de água boricada gelada ou chá de camomila frio por 48 horas.

4) Banho: No dia seguinte.

5) Alimentação: Líquida e pastosa nos primeiros dias.

6) Edema (inchaço): O inchaço é progressivo durante as primeiras 48 horas, após as quais torna-se estável para então iniciar o processo de regressão, mais rápido nas pálpebras e mais lento no restante da face. O tratamento da musculatura resulta em uma sensação de "face presa". Isto pode ser agravado pelo edema e tende a melhorar, principalmente após o início das massagens.

7) Equimoses: Normalmente, muito pouco, podendo fazer compressas geladas com água boricada ou chá de camomila frio, ou até o uso de Arnica.

8) Pruridos (coceira, ardor, insensibilidade ou hipersensibilidade): Podem ocorrer eventualmente, mas isto é temporário e tende a desaparecer no prazo de mais ou menos 3 meses.

9) Esforços Físicos: Aguardar 15 dias.

10) Retirada dos pontos: após 5 a 7 dias.

11) Curativos após a alta: Somente higiene normal sobre as cicatrizes.

12) Sol: Não é permitido por um período mínimo de 1 mês. Recomendamos o uso de filtro solar (fator 30 ou mais), repassado a cada 3 horas, rigorosamente por 2 meses.

13) Massagem: Massagem facial e linfática durante o primeiro mês acelera a regressão do edema.

14) Maquiagem e tintura de cabelo: A maquiagem é permitida após a primeira semana e a tintura de cabelo após 3 semanas.

15) Depressão: Um curto período de depressão emocional pode ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto inicial. Isto é passageiro e geralmente advém da ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deve ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.


Quem realiza este procedimento: